top of page

Livros

A-MI, Jo. Pela Impermanência. Curitiba: Appris, 2018.

Cor Adormecida_edited.jpg
 Sinopse:  Cor Adormecida é uma Ficção Poética ou Conto de Fadas que fala sobre aspectos da vida da personagem-protagonista chamada Cora. Cora gosta de cultivar flores e cuidar das lembranças, até que um dia vivencia o improvável: sofre um desmaio e, quando acorda, dá-se conta que se passaram vinte anos. As memórias, que são o caminho por onde dançam as vivências dessa personagem, brincam com as verdades do passado, presente e futuro. Após o término da ficção, cada personagem presente na narrativa é agraciado com seu próprio conto de fadas (relatado nas “páginas de entrelinhas”) e uma Moral para todas as estórias.
(Livro de ficção publicado em 2012 - edição esgotada).

Outras publicações

2024

Organização e capítulo de livro:
TRAMAS, n.1 é um livro experimental e produção coletiva do TEIA (Laboratório Transdisciplinar de Escritas em/com Artes), da UFC.
Acesse-o em: 

Sem título.jpg

Artigo:
MALVEIRA, Ícaro; A-MI, Jo. Residência artística em sala de aula: uma experiência possível? Sinopse: artigo que teve por objetivo refletir sobre os aprendizados de uma Ação de Extensão intitulada “Residência Artística” - numa disciplina curricular de graduação, no Instituto de Humanidades, da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira) – a partir da experiência de um artista convidado por meio da obra “Livro-mobiliário, um livro de artista” e seus processos de criação. Acesse em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25031

Sem título.jpg
Sem título.jpg

Organização e capítulo de livro:
MAPAS DE UM MUNDO AUSENTE: ensaios críticos em artes é um livro de ensaios críticos que surgiu de provocações teórico-vivenciais do IV Seminário Internacional das Artes - Mapas de um mundo ausente (2018), realizado pelo Programa de Pós Graduação em Artes, da UFC. A partir de intensos debates críticos em torno da descolonização do pensamento estético- político desde o Sul e do fazer em artes como tessitura de mundos e existências sensíveis e plurais, nos questionamos: como a arte tornou-se uma forma de re- imaginar mundos que foram devastados sobrepondo outros? Que territórios sensíveis de resistência, sobrevivência e criação foram gestados na diáspora de gentes que tiveram de traçar novos mapas para um mundo.
Acesse em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74199

2023

image.png

Poesia:
A-MI, Jo. O menino de vestido azul e saltos. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/480
 

Sem título.jpg

Organização e capítulo de livro:
ENTRE ELAS é um livro-literário-catálogo ou livro-catálogo-literário produzido a partir de uma pesquisa-intervenção intitulada "Arte urbana e mulheres em Fortaleza-CE: imagens que contam" (2020-2021). Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3156

Sem título2.jpg

Capítulo de livro:
ARAÚJO, Evilândia; A-MI, Jo. Impacto pedagógico de estratégia formativa na prática de docentes de língua portuguesa: um estudo de caso, p.92-103. In: MARTINS, Elcimar [et.al].  Formação docente, práticas educativas (decoloniais) e avaliação. Fortaleza: EdUECE, 2023. Acesse em: 

2022

image.png

Capítulo de livro:
ALBUQUERQUE, Eliza; A-MI, Jo. Afroliteramento: um caminho possível para a educação das relações étnico-raciais por meio da literatura infantil afro-brasileira. IN: MARTINS, Elcimar [et.al.]. Ensino e Pesquisa na Pós-graduação: teoria, prática e práxis. Fortaleza: EDUECE, 2022.

image.png

Capítulo de livro:
A-MI, Jo. Arte-educação e poesia: ações de arte urbana como invenções de um campo sensível. IN: CARVALHO, M.; BRACCHI, D.; PAIVA, A. Estéticas dissidentes e educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

2021

Ebook (2).jpg

Capítulo de livro:
A-MI, Jo. Formação docente-discente e Arte Urbana: "imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa", p.129-143, IN: VIEIRA, Arlindo Mendes et. al. Tecituras decoloniais da formação de professores: incertezas, desafios e lutas. Fortaleza: Editora da UECE, 2021.

2020

arte e ensaios.jpg
Capa batuko 1 (2).jpg

Artigo:
A-MI, Jo. Mulheres artistas urbanas: operações de resistência como poética de dipnoico (2020). Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/4299-5897

Ensaio poético:
A-MI, Jo. [#trampos n.2]. Revista Batuko - arte, cultura e linguagens corporais e visuais/Corpolítica. Ano I, v.03, nov.2020. pp.32-39. Disponível em: http://www.revistas.unilab.edu.br/index.php/batuko/issue/view/26/4

Capa batuko (2).jpg

2019

capa visualidades_edited.png

Conto:
A-MI, Jo. Ao longe pressinto. Teo. 2019. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/article/view/35722/pdf  

Estação literária_edited.jpg

Artigo:
A-MI, Jo. Partilhando experiências de arte urbana: o Coletivo Mulheres no Graffiti (2019).

Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/50477
​

2018

Revista_Fólio_edited.jpg

Artigo:
A-MI, Jo. Tocando a pele da escrita: linhas de nós-Brasil e nós-África, p.365-378, In: Fólio - Revista de Letras, v.10, n.01, jan./jun. 2018.

Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3853

2017

Capítulo de livro:
A-MI, Jo. A ação poético-conceitual do grafite no Maciço de Baturité-CE: olhares da recepção, p.17-45, In: SILVA, Solonildo Almeida da [et.al] (Orgs). Educação e Ensino. Rio de Janeiro: PoD, 2017.

2013

Conto

A-mi, Jo. O cabrito beija-flor. XV Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura e IV Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura/Coord. Carlos Augusto Viana e José Telles. Fortaleza: Tiprogresso, 2013.

image_edited_edited.jpg
bottom of page